Campeonato Carioca

Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo primeiro jogo da final do Cariocão

Clássico decide o Estadual pelo terceiro ano consecutivo

Mais uma disputa entre Flamengo e Fluminense pelo título estadual
Mais uma disputa entre Flamengo e Fluminense pelo título estadual |  Foto: Marcelo Cortes
 

É dia de decisão. Flamengo e Fluminense entram em campo nesta quarta-feira (30), no Maracanã, às 21h40, em partida válida pelo jogo de ida da grande final do Campeonato Carioca. Esta será a terceira final consecutiva entre os clubes no Estadual; nas duas últimas, o caneco foi parar na Gávea.

Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, ficando com o título da Taça Guanabara, o Tricolor terá o mando de campo na partida decisiva, no próximo sábado (2) - o que não deve fazer diferença na prática, já que as duas equipes mandam os jogos no mesmo estádio e não há vantagem do empate na decisão.

O Rubro-Negro chega à decisão com 10 jogos de invencibilidade - oito vitórias e dois empates - tendo eliminado o Vasco com duas vitórias por 1 a 0 na semifinal. A única derrota da temporada foi justamente diante do Flu, na quarta rodada. Por outro lado, o técnico Paulo Sousa vem sendo cobrado por um futebol mais vistoso e convincente por parte da torcida.

Já a equipe de Abel Braga vem de grandes turbulências. Após a pesada eliminação diante do Olimpia, na pré-Libertadores, os torcedores seguem na bronca após quase perderem a vaga para o Botafogo - o gol salvador de Germán Cano saiu aos 52 minutos do segundo tempo. A venda do jovem Luiz Henrique terminou de estragar o clima entre clube e arquibancada.

A decisão do Estadual, embora menos prestigiada do que há alguns anos, pode servir como ponto de confiança para ambas as equipes antes dos próximos desafios - o Brasileirão começa para ambos em 10 dias, além da Libertadores para os flamenguistas e a Sul-Americana para os tricolores. 

A taça pode ter peso ainda maior para o Flamengo. Além de impôr um trivice aos rivais das Laranjeiras, o clube pode alcançar o seu inédito tetracampeonato - conquistado apenas uma vez na história, pelo Botafogo, nos anos 1932/33/34/35. O Tricolor também pleiteia a marca nos anos de 1906/07/08/09, já que uma decisão judicial aponta Flu e Bota campeões em 1907.

A torcida rubro-negra deve ser maioria nesta quarta. Desde a última terça-feira (29), os flamenguistas esgotaram os bilhetes do setor Norte. Além disso, estão esgotados também os setores Leste Inferior e Superior, destinados à torcida mista. Até o fim da tarde, os tricolores haviam comprado apenas 4 mil entradas para o setor Sul. Ao todo, 43 mil ingressos foram vendidos. A carga total para a decisão é de 70 mil pessoas.

Escalações

Apesar de todos os esforços feitos pelo Rubro-Negro, como vôo fretado e botas fisioterápicas, a tendência é que o meia Arrascaeta e o lateral-direito Isla comecem o jogo no banco de reservas. O uruguaio atuou 30 minutos pelas Eliminatórias, enquanto o chileno foi titular. A possível novidade é a volta do atacante Bruno Henrique, recuperado de lesão no ombro.

Assim, o Flamengo deve ir a campo com Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho, João Gomes, Willian Arão e Lázaro; Bruno Henrique, Everton Ribeiro eGabigol.

Do lado tricolor, a principal novidade é a titularidade do goleiro Fábio, que barrou Marcos Felipe. Já Nino, Felipe Melo e Luiz Henrique, recuperados de lesão, devem ficar como opção entre os reservas. A base da escalação usada por Abel Braga diante do Botafogo na segunda partida da semifinal deve ser mantida.

Desta forma, o Fluminense pode ir à decisão com Fábio, Luccas Claro, Manoel e David Braz; Calegari, André, Martinelli e Cris Silva; Jhon Arias, Willian Bigode e Germán Cano.

Arbitragem

- Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães.

- Assistente 1: Luiz Claudio Regazone.

- Assistente 2: Thiago Esposito.

- Árbitro de Vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga.

< Morador de rua espancado por personal pede desculpa: 'eu fui infeliz' Ludmilla encontra Lula e convida o ex-presidente para show <